Vermelho sangue

Além de deliciosa, a beterraba é sinônimo de mais oxigênio para os músculos e resistência para a corrida

Foto: Mitch Mandel.

Por Yishane Lee

Ela é suculenta, levemente adocicada e dá emoção a qualquer salada. Mas também pode fazer uma grande diferença nos seus treinos. A cor intensa da beterraba vem da betalaína, um antioxidante que ajuda a reduzir inflamações e a pressão arterial e ainda combate o câncer. O suco de beterraba também é rico em óxido nítrico, um composto que melhora o fluxo de sangue e oxigênio nos músculos, aumentando a resistência. Confira a seguir a receita do chef e maratonista norte-americano Chris Fischer para tornar esse tubérculo ainda mais gostoso.

Leia mais:
Shake pós-treino
14 ótimos lanches para corredores
Sempre é tempo de tomate

Salada agridoce

O adocicado da beterraba contrasta com o azedinho dos tomates-verdes.

Foto: Mitch Mandel.

450g de beterrabas descascadas;
1 colher de chá de sal (ou a gosto);
1 tomate-verde grande;
1⁄4 de xícara de folhas de salsinha;
3 colheres de sopa de água gelada;
3 colheres de sopa de vinagre;
2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
1/3 de xícara de rabanetes cortados.

Em uma panela, coloque água para ferver. Adicione a beterraba e o sal. Ferva de 15 a 25 minutos ou até ficar macio. Escoa e reserve. Ferva água em uma pequena panela. Adicione o tomate e a salsinha. Deixe escaldar por 30 segundos. Remova e esfrie brevemente em uma tigela com água gelada.

Em um liquidificador, faça um purê com a salsinha e as 3 colheres de sopa de água gelada. Reserve. Descasque as beterrabas e corte em quatro pedaços. Coloque em uma tigela e salpique o vinagre e 1 colher de sopa de azeite. Tempere com sal.

Descasque e corte o tomate em cubos, colocando na segunda tigela, junto com os rabanetes, o restante da colher de sopa de azeite e o purê de salsinha. Tempere com sal. Arrume as beterrabas em um prato e cubra-as com a mistura de tomate e rabanete. Rende 4 porções.

*Ao lidar com beterrabas cozidas, utilize luvas ou sacos plásticos para evitar manchas.

SHARE