Benefícios da atividade física são sentidos 10 anos depois

Jordan Smith, da Bicycling US

Benefícios da atividade física
Foto: Shutterstock

Acabou de começar um novo programa de exercícios? Aproveite, porque você não vai se sentir bem apenas agora. Segundo um novo estudo publicado no The BMJ, os benefícios da atividade física podem ser observados a curto e até longo prazo. 

No estudo, os pesquisadores analisaram os hábitos de exercícios de quase 14.600 participantes com idades entre 40 e 79 anos. Ao colher relatos dos níveis de prática de esportes ao longo de oito anos dos indivíduos, os cientistas conseguiram ver como isso afeta a saúde. Então, 13 anos depois, eles descobriram que mais de e 3.100 pessoas morreram.

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Resultados

Dos 3.334 participantes que não praticavam exercício no início do estudo, um terço aumentou seus níveis de atividade atendendo à recomendação de 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada. Essas pessoas tinham uma probabilidade 24% menor de morrer no decorrer do acompanhamento do que aquelas que ficaram inativas.

Aumentar o tempo dos treinos para atender a essas exigências semanais mínimas também torna 29% menor a chance de morrer de doenças cardiovasculares. E 11% menor de morrer de câncer.

Aqueles que estavam inicialmente ativos acima da marca de 150 minutos por semana, mas abandonaram seus hábitos de treinamento até o final do acompanhamento, ainda tiveram um risco de mortalidade 20% menor do que aqueles que permaneceram inativos.

E aqueles que já estavam ativos e se tornaram ainda mais ativos? Eles tiveram o maior dos benefícios da atividade física. Elevar o tempo de prática esportiva para duas ou três vezes mais do que o recomendado deixou os participantes com 42% menos chances de morrer do que os que foram sedentários ao longo dos oito anos. 

Mas por que o aumento do exercício reduz o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas e câncer? ‟É provável que seja uma combinação de muitos fatores, incluindo alguns que ainda não foram descobertos”, diz o autor do estudo Soren Brage, da University of Cambridge School of Clinical Medicine, nos Estados Unidos.

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O que sabemos sobre os benefícios da atividade física

“Sabemos muito a respeito dos benefícios da atividade física sobre o metabolismo de açúcar e gordura. Bem como sobre o peso corporal, regulação da pressão arterial e função imunológica”, disse Brage. “Estes fatores são importantes fatores de risco para o aparecimento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.”

Ao contrário de alguns estudos anteriores, que encontraram efeitos negativos em praticar muito exercício, este estudo mostrou apenas benefícios da atividade física. Uma coisa boa para quem faz questão de uma corrida regular, mas quer fazer mais para melhorar a saúde.

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“Adicionar 10 minutos na caminhada rápida diária. Ou 2,5 a 5 minutos no passeio no parque, dependendo da intensidade, seria o ideal”, disse Brage. “Para alguém que já está se exercitando pode não parecer muito. Mas é importante lembrar que, na última avaliação, os participantes estavam oito anos mais velhos, mas ainda assim muito ativos. Então é realmente impressionante o que esse grupo conseguiu fazer.”

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