Smoothie: como preparar a bebida para o pré e pós-treino

Por Rick Pearson, da Runner's World UK

receitas de smoothie
Foto: Shutterstock

Um smoothie é uma bela pedida para o café da manhã e também pode ser uma das melhores formas de reabastecer as energias depois de uma corrida. Mas o que torna um smoothie perfeito? Aqui, ensinamos como levar seus batidos a um novo patamar. 

receita de smoothie

Quais as funções dos ingredientes do smoothie?

1Proteínas

Elas ajudam na reparação muscular e na sua recuperação e também enchem o seu tanque. Quando se trata de proteína em pó, quanto mais natural melhor, então prefira as que têm a lista de ingredientes curta. Proteína de arroz e ervilha são boas opções. Aquelas com sabores neutros podem ser acrescentadas sem afetar significativamente o sabor da sua bebida. Ou opte por um pó que complemente os outros ingredientes, como, por exemplo, um para smoothies de frutas vermelhas.

Gorduras do bem

2Gorduras

As saudáveis, claro, que aportam energia e ajudam no crescimento celular. Acrescente de 1 a 2 porções de gorduras – por exemplo, ½ abacate, 1 col. (sopa) de sementes de linhaça ou 1 punhado pequeno de oleaginosas sem torrar.

3Vegetais

Acrescente vegetais ao seu smoothie para agregar fibra e manter a saciedade por mais tempo. Abobrinhas têm um sabor bem neutro, ou opte por folhas como couve-kale ou espinafre para deixá-lo ainda mais nutritivo. O espinafre contém nitrato, que ajuda a levar o oxigênio aos músculos.

Comer vegetais pode te ajudar a correr com mais força

4Frutas

Acrescente até 2 porções e prefira as com baixo teor de açúcar, como as frutas vermelhas. Bananas têm alto índice glicêmico, mas podem ser uma boa opção para reabastecer após a corrida.

5Líquidos

Opte por algum leite de origem vegetal ou pela água de coco, uma boa escolha pós-treino porque aporta eletrólitos hidratantes.

8 receitas de smoothie que têm gosto de milkshake

Extras para o seu smoothie

  • Matcha: Um antioxidante que reduz a inflamação e ajuda na recuperação;
  • Inulina: Um prebiótico que “alimenta” as bactérias benéficas do intestino;
  • Maca: Esta raiz de uma planta da América do Sul ajuda no funcionamento das glândulas suprarrenais, dá energia e pode ajudar no equilíbrio hormonal;
  • Gengibre: Melhora a circulação, fortalece o sistema imunológico e alivia dores musculares;
  • Cúrcuma: A curcumina, um antioxidante presente na cúrcuma, ajuda a reduzir a inflamação pós-corrida. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here