Qual a melhor maneira de tirar o açúcar da dieta?

Por Marty Munson, da Men's Health US

cortar o açúcar
Foto: Shutterstock

Quando se trata de diminuir o consumo de açúcar, há especialistas que sugerem ir aos poucos e outros que acham melhor eliminar o ingrediente da dieta de uma vez só. Mas qual a melhor forma de cortar o açúcar da dieta?

Qual a melhor forma de cortar o açúcar da dieta?

Depende do seu estilo. Você deve saber se é uma pessoa que pode lidar com pequenos passos ou prefere dar um grande salto. Mas você pode trabalhar cada uma das abordagens da pera tirar o “açúcar extra” da sua dieta, segundo Karen Ansel, autora de “Healing Superfoods for Anti-Aging” (em tradução livre “Superalimentos anti-envelhecimento).

Nós falamos em “açúcar extra”, porque os especialistas afirmam que é preciso cortar o açúcar completamente. Por um lado, o açúcar na fruta não conta como “açúcar adicionado”. Eles recomendam que os homens limitem os açúcares adicionados a cerca de 9 colheres de chá (ou 150 calorias) por dia; e as mulheres a 6 colheres de chá (ou 100 calorias).

A maioria das pessoas comem mais do que isso, o que pode ocasionar uma série de problemas de saúde e bem-estar. Então, reduzir o açúcar é uma escolha inteligente. Veja como fazer isso acontecer, de acordo com seu estilo.

Fruta engorda? Saiba se elas realmente prejudicam a dieta

Se você quiser cortar o açúcar de uma vez só

Não tenha esses alimentos no armário

Para tirar esses alimentos da sua dieta, tire-os da sua casa.”Se eles não estão lá, vai ser muito mais fácil para você”, diz Ansel.

Planeje o seu deslize

Às vezes saber que você terá açúcar em algum momento pode te ajudar a evitar o ingrediente até lá. Se você decidir consumir algum doce na semana, o conselho de Ansel é planejar com antecedência quando isso vai acontecer e o que você ira comer.

Então busque por algum lugar fora de casa para comer o que deseja. “Vá aonde você tenha que pedir, então você não pode voltar por algum tempo”, diz Ansel.

Faça estratégias para evitar o açúcar

O que você vai fazer para garantir o que o açúcar te proporciona? Se o açúcar lhe der uma gás à tarde, então você pode obter uma sensação parecida através de um chá ou café.

Se você toma sorvete após o trabalho para relaxar, pense no que mais você pode fazer nesse tempo.

“A maioria de nós pode identificar quando está comendo o que não gostaria de de comer”, diz Ansel. Portanto, pense em quais lugares você busca açúcar e defina estratégias para evitar isso.

Consumir açúcar não vai te dar mais energia, aponta estudo 

Se você quiser cortar o açúcar aos poucos

Saiba de onde tirar

“Veja de onde vem o açúcar em sua dieta e se há lugares que você pode cortar facilmente”, diz Ansel. Se você come muito iogurte adoçado, pode trocar por uma versão menos doce e adicionar algumas frutas.

“Não estamos obtendo açúcar apenas de uma fonte, então essas pequenas coisas podem fazer a diferença.”

Como posso diminuir?

Por exemplo, se você derramar leite condensado em suas panquecas, comece medindo o quanto você coloca. “A maioria das pessoas fica surpresa ao descobrir que coloca quase um quarto de xícara de calda em suas panquecas”, diz ela.

Não parece muito quando você está despejando. Então tente colocar uma colher de sopa sobre suas panquecas. Se isso parece pouco, então use duas colheres de sopa. “Isso já é metade do que você estava colocando antes”, aponta Ansel.

Faça trocas

Não basta cortar o açúcar. Coloque algo gostoso onde havia açúcar. Então, quando estiver se servindo, você pode colocar uma colher de sopa de calda e adicionar metade de uma banana por cima. Você ainda está consumindo algo doce, mas sem tanto açúcar adicionado.

Melhor ainda, você não está apenas cortando a calda; você está adicionando sabor. Funciona da mesma forma com outros alimentos. “Você pode colocar alguns pedaços de chocolate amargo em um prato de abacaxi ou nozes”, diz Ansel. Ou se o seu hábito era comer quatro ou cinco biscoitos, então tente comer dois com um copo de leite. Não subtraia apenas, substitua.

Mel é bom para você e melhor que açúcar? 

Saiba o que está bebendo

“Andamos por aí com algo para beber o tempo todo”, diz Ansel. “E frequentemente essas bebidas têm quantidades enormes de açúcar.” Isso vale mesmo se você não beber refrigerante ou suco. Chás gelados e bebidas doces de café podem ter mais açúcar que refrigerante.

Se o seu chá precisa ser adoçado, compre seu chá sem açúcar e adoce você mesmo (em quantidades menores). No caso do café, experiente polvilhar canela sobre a bebida ao invés de colocar coisas doces. Ou adicione uma gelo ao que você está prestes a beber. “Isso vai fazer com que vá mais devagar, isso dilui a bebida e você não se sentirá privado”, diz Ansel.

O objetivo é tirar o açúcar, mas não se preocupe tanto com isso. “Se há um ideal de alimentação saudável, a maioria de nós está em um extremo e o saudável em outro. Então chegar a um meio termo seria incrível.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here